Cabelo também envelhece

Cabelo também envelhece

Assim como o rosto e o corpo sentem o passar do tempo,  o cabelo também passa por alterações. O diâmetro dos fios diminui, demoram mais para crescer, se tornam secos e quebradiços e, por fim, surgem os fios brancos.

Isso acontece porque a fase de crescimento encurta e as madeixas não têm tempo suficiente para tornarem-se grossas e compridas. Esse processo é acelerado principalmente por fatores genéticos. Já o surgimento dos fios brancos é associado à produção de radicais livres em excesso, que destroem as células que dão cor e pigmento aos cabelos.

Além disso, cigarro, poluição, sol, estresse físico e mental também tendem a aumentar a liberação de radicais livres. O próprio organismo conta com alteração no ciclo capilar ao longo dos anos e traz a menopausa como outro fator determinante para as mulheres. A redução de estrogênio nessa fase deixa os fios mais ressecados e com frizz.

Em quem não cuida dos fios, isso aparece antes. Mas se você investe em tratamentos de prevenção, com certeza seus cabelos vão parecer mais saudáveis, independente da idade:

  • Mantenha hábitos saudáveis, sem fumo, com alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos;
  • Use produtos capilares com filtro solar todos os dias, para proteger a raiz;
  • Use loções capilares antioxidantes com adenosina, melatonina, vitamina E, que são antioxidantes e prolongam a fase de crescimento do folículo;
  • A suplementação de biotina, ferro e zinco pode auxiliar no crescimento dos fios, desde que seguindo uma recomendação médica.
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

WhatsApp chat